domingo, 19 de outubro de 2014

As implicações da Web 2.0 na "missão" Biblioteca Escolar


AS IMPLICAÇÕES DA WEB 2.0 NA ”MISSÃO” BIBLIOTECA ESCOLAR

 A constante revolução tecnológica (era digital) que carateriza a sociedade contemporânea coloca ao sistema educativo a exigência de se adequar e adaptar a este novo paradigma social – A Sociedade da Informação.

As exigências impostas passam por um novo conceito de escola, em que o conhecimento não se resume a uma mera transmissão de conteúdos, mas sim, a uma ação em que o aprendente tem um papel ativo na aquisição do conhecimento recorrendo a vários meios e fontes de informação.

A disponibilidade destes meios determina o acesso à informação e logicamente ao conhecimento, desafio bidimensional não só para a escola na procura de novos modelos pedagógicos como por inerência à biblioteca escolar como recurso educativo em que o ciberespaço criado pela internet alarga horizontes e vias de interação comunicacional facilitadoras de novos conhecimentos e aprendizagens em rede.

Neste contexto, o impacto das tecnologias web 2.0 na missão da biblioteca veio revolucionar a tradicional visão da biblioteca bem como do papel a desempenhar pelo professor bibliotecário. Agora o utente é algo dinâmico, não se limita a recolher a informação, participa não só no seu conhecimento mas também no próprio serviço disponibilizado num contributo comum a uma comunidade virtual.

Face ao novo perfil de utilizador a biblioteca escolar deve enfrentar os novos desafios como refere Cassia Cordeiro Furtado no seu trabalho Bibliotecas Escolares e Web 2.0: revisão da literatura sobre Brasil e Portugal “… uma oportunidade de modernização da imagem e do papel da biblioteca, de criação e dinamização de uma nova geração de serviços e produtos, a fim de conquistar crianças e jovens, ter visibilidade e espaço na escola e na sociedade da informação”. Sublinha ainda a mesma autora “acredita-se que a biblioteca escolar, com o uso da web social, pode preencher uma lacuna existente no espaço educacional, conciliar acervo bibliográfico e livros digitalizados, e assim possibilitar a interação entre texto impresso e digital”.

             Esta cultura digital centrada no utilizador, como experiência multimédia, socialmente rica e comunitariamente inovadora, encontra o seu significado na génese do projeto da biblioteca escolar onde exerço funções. A existência do catálogo on-line, de blogue e a utilização da plataforma moodle exemplificam (embora de forma ténue) a intenção do projeto em corresponder a este novo desafio.
 

Referências Bibliográficas:

-Furtado, Cassia Cordeiro (2009). Bibliotecas escolares e web2.0: revisão da literatura sobre Brasil e Portugal. v.15, n.º 2, pp. 135-150, Porto Alegre.

-Manness, Jack M. (2007). Teoria da biblioteca 2.0: as suas implicações para as bibliotecas. V.17, n.º1, pp.43.51.

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